O PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, SUA REALIDADE E DEMANDAS

Autores

  • Mariana Soares da Silva Santana UEG
  • João Roberto Resende Ferreira UEG

Palavras-chave:

Educação Infantil. Processo Histórico. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho propõe um estudo a partir da década de 1990, período em que os debates sobre as Políticas Públicas para a Educação Infantil ganham força no Brasil. Para tal, a pesquisa possui perspectiva qualitativa, utilizando, como procedimentos previstos: observações em uma instituição da cidade de Goiânia, análise de documentos que norteiam a Educação Infantil do munícipio, livros/autores que estudam o tema, documentos e legislações. Os principais teóricos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho são: Aquino (2011), Corsino (2009), Kuenzer (1998), Kulhmann (2009), Macedo (2011), Nunes e Corsino (2009), Paschoal e Machado (2009) e Silva (2011). A pergunta central dessa pesquisa é: as políticas públicas implantadas a partir de 1990, têm modificado as práticas pedagógicas atuais nas Instituições de Educação Infantil em Goiânia? Para isso, pretende-se conhecer e analisar o contexto histórico das transformações ocorridas a partir dos anos de 1980, entre produção material da vida e as relações com a produção e apropriação do saber, e se as Políticas Públicas da Educação Infantil Brasileira têm contribuído ou não para superar um quadro degradante do que foi a educação infantil para os trabalhadores nesse país. A relevância desse trabalho se deve à intenção de incentivo para maiores investimentos e desenvolvimento aos profissionais que se interessam por essa realidade, tendo como pressuposto que a Educação Infantil lida com a formação inicial e se constitui determinante na personalidade das crianças que possuem o primeiro contato com a uma educação formal em que ocorrem construções de conceitos, socializações e aprendizagens. Dessa forma, pretende-se desenvolver uma pesquisa com reflexões teóricas que contribua para analisar as relações entre as Políticas Públicas e a prática pedagógica tendo a rede municipal de Goiânia, como espaço de investigação onde se dá essa relação. Palavras-chave: Educação Infantil. Processo Histórico. Práticas Pedagógicas.

Downloads

Publicado

2018-10-12

Edição

Seção

GT 2 (2017) - Educação, trabalho e escola