MOVIMENTOS CAMPESINOS E REFORMA AGRÁRIA: A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA CONTRAPOSIÇÃO DA HEGEMONIA LATIFUNDIÁRIA

Autores

  • Nilson Pereira Bezerra UEG

Palavras-chave:

Educação do campo. Pedagogia da terra. Movimentos campesinos. Reforma agrária.

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa que abordou as especificidades do curso Pedagogia da Terra, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2007-2010). A pesquisa foi apresentada como trabalho de conclusão de curso (TCC), na graduação em Geografia, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás, em 2010/02. A pesquisa, da qual este trabalho se origina, tem como objeto o curso Pedagogia da Terra, oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, donde, emerge a inquietação que a orienta: Qual a relação entre a modernização do campo, o poder da mídia, os movimentos campesinos e a Pedagogia da Terra? Essa questão remeteu a pesquisa a outras indagações pertinentes à discussão como: qual a força dos movimentos campesinos no processo da reforma agrária brasileiro? Qual o papel da mídia na representação dos movimentos campesinos? E, por fim, qual a força da Pedagogia da Terra no campo político dos movimentos campesinos? As respostas aos questionamentos, se deram pela realização de pesquisas bibliográficas, pesquisa documental da regulação do curso, aplicação de questionário estruturado e a tomada dos relatos de experiências, dos alunos do curso, em entrevista semi estruturada. Os resultados dessa pesquisa revelam que os dois protagonistas do processo de reforma agrária brasileira (Elite Agrária e Movimento Campesino), apesar de se constituírem em duas forças antagônicas, têm origem comum: o desejo de posse da terra. E, neste recorte evidencia-se a força de mobilização dos movimentos campesinos, para a melhoria da educação do campo a partir da criação das escolas nos assentamentos agrários. Palavras-chave: Educação do campo. Pedagogia da terra. Movimentos campesinos. Reforma agrária.

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Publicado

2018-10-12

Edição

Seção

GT 2 (2017) - Educação, trabalho e escola