IMAGEM CORPORAL NA SALA DE AULA DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM ENSINO CRÍTICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Ensino crítico de línguas. Escola pública. Língua inglesa. Fat studies.Resumo
Nesta comunicação, discutirei as implicações pedagógicas de trabalhar com os temas fatness e body image em uma sala de aula de inglês de uma escola pública. Em 2015, ministrei oito aulas de inglês em uma turma de primeiro ano do ensino médio, baseadas na perspectiva crítica para a educação linguística (NORTON; TOOHEY, 2004; PENNYCOOK, 1999; 2001; PESSOA; URZÊDA-FREITAS, 2012). Ao passo que tais perspectivas têm focalizado corpos marginalizados relacionados à classe, gênero, sexualidade e raça, vejo uma necessidade muito grande em incluirmos outros temas sociais em nossas salas de aula, como fatness e body image, pois as taxas de insatisfação corporal têm aumentado significativamente, principalmente entre adolescentes (MOY, 2015). Por isso, realizei um planejamento de oito aulas em que vários tópicos foram discutidos, como: bullying, estereótipos sobre pessoas gordas, medicalização e imagem corporal. Para a geração do material empírico, utilizo um questionário inicial, questionários ao final das aulas, uma entrevista final com os alunos, sessões reflexivas realizadas com uma colaboradora que assistia a todas as aulas, e meus diários pessoais. A partir da discussão do material empírico com os pressupostos teóricos, a pesquisa indica que: a) os alunos se interessam mais pelas aulas quando histórias pessoais são compartilhadas; b) body image e fatness são temas relevantes para os alunos; c) as aulas nessa abordagem vão além da sala de aula; d) negociar o tópico das aulas com os alunos é uma tarefa que pode envolver vários interesses pessoais em jogo. Palavras-chave: Ensino crítico de línguas. Escola pública. Língua inglesa. Fat studies.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 7 (2017) - Ensino de línguas estrangeiras: perspectivas críticas em foco