EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INTERCULTURALIDADE: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ADICIONAL

Autores

  • Pollyanna Morais Espíndola Gomides UEG
  • Ariovaldo Lopes Pereira UEG

Palavras-chave:

Educação Bilíngue. Interculturalidade. Bilinguismo. Cultura.

Resumo

Este estudo foi motivado pela curiosidade de, em linhas gerais, compreender quais os desdobramentos que a educação bilíngue, pautada na interculturalidade, pode contribuir na formação do bilíngue emergente. Propomo-nos investigar as dimensões linguística e cultural, não ignorando as dimensões educacional e comunicacional, que permeiam o ensino de língua inglesa (ELI) no contexto da educação bilíngue. Em suma, aspiramos analisar a relação entre o desenvolvimento linguístico e intercultural destes aprendizes que estão em processo de desenvolvimento da competência bilíngue. O nosso foco são aprendizes brasileiros de língua inglesa no contexto de uma escola particular em Anápolis (GO) que se autodenomina bilíngue. Para tanto, observamos alunos do 6° ano dessa escola de setembro a dezembro de 2016 com o intuito de: 1) identificar fatores que caracterizam a escola pesquisada como ambiente de educação bilíngue; 2) entender a relação entre língua e cultura, no que diz respeito às mediações de aspectos culturais para o desenvolvimento linguístico de alunos iniciados no processo de bilinguismo; 3) refletir sobre o desenvolvimento linguístico-cultural no processo de formação bilíngue e sua contribuição para o desenvolvimento de uma postura intercultural por parte dos sujeitos aprendizes. As análises preliminares apontam que a escola analisada ampliou a sua carga horária de ensino de língua inglesa e se aproxima do modelo de bilinguismo de enriquecimento. Palavras-chave: Educação Bilíngue. Interculturalidade. Bilinguismo. Cultura.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 7 (2017) - Ensino de línguas estrangeiras: perspectivas críticas em foco