SINALIZAÇÃO VISUAL MULTILÍNGUE: CONTRIBUIÇÕES DE PAISAGENS LINGUÍSTICAS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Palavras-chave:
Sinalização visual, Paisagens linguísticas, aprendizagem de línguas.Resumo
Conhecidas como paisagens linguísticas (LANDRY, BOURHIS, 1997), as identificações visuais em ambientes públicos são uma área relativamente nova de estudo. Por paisagens linguísticas compreendem-se palavras e imagens expostas em ambientes públicos com o intuito de atrair a atenção das pessoas por razões diversas (SHOHAMY, GORTER, 2009). Este trabalho pretende apresentar dados parciais de uma pesquisa em andamento acerca da sinalização visual multilíngue do Instituto Federal de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa-ação com o intuito de realizar estudos e ações para mapear as dependências do referido campus, identificar suas nomenclaturas e funções, propor sinalização visual multilíngue e motivar as comunidades interna e externa para o desenvolvimento da aprendizagem de outras línguas e culturas a partir dessas paisagens linguísticas. Por se tratar de uma instituição que busca promover sua internacionalização por meio de acordos com diversas instituições estrangeiras, acredita-se na relevância dessa pesquisa por sua proposição de ações com potencial de reconfigurar as fronteiras de atuação ao colocar a linguagem à serviço da educação, da ciência e da tecnologia. Palavras-chave: Sinalização visual; Paisagens linguísticas; aprendizagem de línguas.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 7 (2017) - Ensino de línguas estrangeiras: perspectivas críticas em foco