A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO PARA A COMPREENSÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA QUE ENVOLVEM AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

Autores

  • Esther Cristine Mota Cavalcanti UEG

Palavras-chave:

Numeramento. Letramento. Interpretação Textual.Operações matemáticas.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo discutir a importância do letramento na primeira fase escolar e a maneira que este influencia na compreensão de situações problemas que envolvam aadição e a subtração. Visa relacionar as habilidades matemáticas aos processos de interpretação e de leitura textual, descrevendo e analisando as consequências da limitação do letramento pode influenciar na aprendizagem e resolução de problemas matemáticos.A proposta consiste ainda em investigar como o domínio determos específicos do numeramento e da matemática são relacionados com o desenvolvimento cognitivo, por meio do raciocínio lógico. Para isso, tem como base, principalmente, os estudos desenvolvidos por Soares (1998), Martins (1994), Danyluk (2002) e Fonseca (2008). A pesquisa se deu por meio de investigação bibliográfica, a fim de se obter o embasamento teórico necessário acerca da temática estudada e por meio da coleta e análise do corpus constituído por meio da coleta de atividades realizadas com alunos de uma escola de Ensino Fundamental, da primeira fase, localizada em Anápolis, com alunos com faixa etária entre 10 a 11 anos. No que diz respeito aos resultados, foi possível observar que o número de erros foi superior ao número de acertos, e que tais erros ocorreram devido à má interpretação das situações problema, em que as informações explícitas não foram devidamente interpretadas. Percebe-se, portanto, que o letramento é um ponto essencial para o sucesso do ensino de matemática. Sem a leitura adequada dos comandos, o aluno não consegue obter os detalhes implícitos e explícitos na proposta matemática, e sem uma boa leitura a tarefa de interpretação de uma situação problema se mostra difícil, o que acaba gerando erros de cálculo entre os alunos. Palavras-chave:Numeramento. Letramento. Interpretação Textual.Operações matemáticas.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 9 (2017) - Multiletramentos na formação de professores