MULTILETRAMENTOS: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Resumo
Este artigo propõe um breve estudo acerca da relevância dos multiletramentos na formação inicial de professores de línguas, a começar pela reflexão em torno da importância doensino mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na formação inicial desses profissionais. Em segundo momento, será dado destaque às dificuldades que os professores, em geral, e, por conseguinte, os de línguas em formação inicial, enfrentam na utilização das TDICs, dandoênfase ao processo de auto-heteroecoformação docente que aponta para uma ação progressivamente crítico-reflexiva por parte dos professores. Em um terceiro e último momento serão apresentadas algumas definições do termo multiletramentos, bem como sua caracterização a fim de destacar as suas contribuições para a formação do professor de línguas. Vale ressaltar a relevância da temática aqui apresentada para o processo de formação desses profissionais, uma vez que os mesmos se encontram em estado de desafio constante devido às múltiplas formas de interação e comunicação mediadas pela diversidade de mídias digitais, gêneros e linguagens. . Palavras-Chave: Multiletramentos.Formação Inicial. Professores de Línguas. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 9 (2017) - Multiletramentos na formação de professores