O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Resumo
O presente artigo trata do uso do Youtube como ferramenta de aprendizagem. Traz reflexões sobre os diferentes ambientes de aprendizagem, autonomia (FREIRE, 1996) e o conceito de autodidatismo no contexto das tecnologias da informação e comunicação. Relaciona a rede social de compartilhamento de vídeos com as instituições de ensino, revelando barreiras relacionadas ao bloqueio de conteúdos. Também relata uma parte da pesquisa Video Viewers publicada pelo Think With Google em 2016 que revela os principais interesses dos usuários e apresenta a coleta de dados realizada sob um recorte no ensino superior, com o intuito de perceber o que os discentes do Curso Superior em Design de Moda da Universidade Estadual de Goiás têm assistido na internet. Para a maioria, é possível perceber que a internet figura como fonte de entretenimento e acesso à informação, o que possibilita a formação de conhecimentos. A pesquisa gera um desdobramento para considerações sobre o capital cultural (BOURDIEU, 1966) e problematizações pertinentes às relações do sujeito (FOUCAULT, 1955), trabalhadas na perspectiva da mídia. Palavras-chave: Youtube. Aprendizagem. AutonomiaDownloads
Publicado
2019-01-30
Edição
Seção
GT 4 (2017) - Práticas pedagógicas criativas e inovadoras