“A GENTE É A BRINCADEIRA”

A RODA COMO VIVÊNCIA DA CRIATIVIDADE NO COLETIVO

Autores

  • Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana
  • João Henrique Suanno

Resumo

A criatividade é um bem social que ajuda a viver, é resultante da interação sociocultural e sobrevive nas culturas dos diferentes povos (TORRE, 2008). A sociedade atual carece de iniciativas que promovam o desenvolvimento criativo. A educação escolar é um possível campo de formação de pessoas criativas em comunidade (SUANNO, 2013). Neste cenário, este trabalho tem por objetivo discutir a prática da roda cotidiana na Escola Pluricultural Odé Kayodê como espaço de construção da criatividade de crianças e adultos. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado “A dinâmica intercultural de uma escola criativa: um estudo de caso no contexto do pensar complexo e transdisciplinar”, inserida no contexto da Rede Internacional de Escolas Criativas. A prática discutida parte das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras para valorizar a coletividade e a partilha comunitária feita na roda. Todos os dias o início das atividades da escola é o coletivo, o olhar, tocar, sentir, escutar e falar um ao outro, com adultos e crianças aprendendo na roda a despertar o potencial criativo. Resgatamos registros de algumas vivências na roda para exemplificar como as diferenças culturais são tomadas como vantagem pedagógica (CANDAU, 2012) a promover a criatividade, como ocorreu no dia em que se discutia a possibilidade de criar brincadeiras as mais diversas e uma criança abstraiu que não é necessário ter brinquedos para brincar, já que “a gente é a brincadeira”. Esta fala demonstra o sentido das emergências criativas da roda, a partilha criadora e estimuladora da imaginação, do autoconhecimento, da intuição, do engajamento, da religação rumo a uma racionalidade transdisciplinar e sensível na formação do ser criativo (SUANNO, 2016). Consideramos que esta vivência se destaca como prática inovadora e criativa que emerge por conta dos referenciais culturais contra hegemônicos da instituição, pois valorizam a partilha e o espírito de inventividade e aprendizagem no coletivo. Palavras-chave: Educação escolar; Criatividade; Diferenças culturais.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

GT 4 (2017) - Práticas pedagógicas criativas e inovadoras