AS TRADIÇÕES REGIONAIS E A CONSTITUIÇÃO DO COLETIVO INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR E OUTROS ESPAÇOS CULTURAIS
Resumo
Como proposta de uma prática educativa, que transcende o conhecimento formal construído dentro da escola, o colégio Eureca desenvolve, ao longo de 7 anos, ações culturais que estimulam o conhecimento e o reconhecimento da cultura local. Assim, as manifestações e espaços culturais, como: museus, sítios históricos e centro histórico, têm sido um cenário de encantamento e novas aprendizagens para os nossos alunos, familiares e educadores. Sistematicamente, realizamos visitas e ações coletivas onde alunos e famílias exploram e executam atividades relacionadas aos projetos que compõem o currículo escolar formal. Embora o currículo escolar contemple os conteúdos culturais, as escolas os exploram de forma incipiente, ao valorizar a aprendizagem de conteúdos disciplinares. “A nova missão do professor nesta nova visão transdisciplinar é criar situações e condições de aprendizagem; criar condições favoráveis para a aprendizagem é conhecer os sujeitos, os conteúdos e o contexto” (SANZ; TORRE, 2013, p.51). A prática inovadora do colégio Eureca oportuniza a ocupação de espaços culturais que, convencionalmente, não são ocupados por crianças na condição de protagonistas da construção coletiva do conhecimento cultural, como: realização de quermesse na Casa do Maranhão, oficina de tambor de crioula, oficina de ciranda, composição e apresentação do coral “Uirapuru”, piquenique de comidas regionais no Centro Histórico, caça ao tesouro no Sítio Piranhenga e outros. A prática da pedagogia ecossistêmica tem revelado instrumentos de inovação do fazer pedagógico, aguça novos olhares, resgata diferentes contextos, outras estratégias e conteúdos para dentro e fora do espaço escolar, ao contribuir, de forma significativa, para a construção de um coletivo infantil que reconhece, como legítimo e sustentável, a história de seus ancestrais, a ocupação e a constituição dos espaços culturais. (LIMAVERDE, 2015) Palavras-chave: Prática pedagógica; Pedagogia ecossistêmica; Tradições.Downloads
Publicado
2019-01-31
Edição
Seção
GT 4 (2017) - Práticas pedagógicas criativas e inovadoras