TV DIGITAL

UMA ANÁLISE SOBRE A RECEPÇÃO DO TEMA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE PLANALTINA – GO

Autores

  • Francisco Valmir da Silva

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da transição do sinal de TV analógico para o sinal de TV digital, a temática foi trabalhada por meio de um projeto pedagógico intitulado: Seja Educação Seja Digital que foi desenvolvido em uma escola pública de Planaltina-GO. Com o objetivo de se verificar como a escola recepcionou o tema da TV Digital; averiguar como o projeto esclareceu sobre o processo de transição de um sinal para outro e colher e estruturar a opinião dos alunos, professores e gestores acerca do tema em destaque. O referencial teórico foi baseado numa revisão de literatura relativa ao tema como: (AMORIM, 2007); (CANNITO, 2010); (CARNEIRO, 2007); (LEMOS, 1997). Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem mista: qualitativa e quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 02 membros da Equipe Gestora da escola, 01 da coordenação pedagógica, 05 professoras regentes e 22 alunos da turma do 5º do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta dos dados utilizou-se um questionário com 05 questões fechadas para os alunos; uma entrevista com 03 perguntas para os demais componentes da amostra e observações sistemáticas no período de desenvolvimento do projeto. Para a análise e representação dos dados, foi utilizado o gráfico de setores (pizza) para o questionário, e, a reprodução fiel de algumas questões da entrevista. Obtendo-se como resultado que o projeto Seja Educação, Seja Digital se figurou como um importante instrumento para a discussão, informação e aprofundamento referente à temática por este proposto, como sendo, a transição e mobilidade do sinal de TV analógico para o digital no contexto em que se deu este estudo, deste modo, alcançando o objetivo a que se propôs. Palavras-chave: TV Digital; Escola; Planaltina-GO.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

GT 4 (2017) - Práticas pedagógicas criativas e inovadoras