CRIATIVIDADE E ENSINO SUPERIOR NAS PUBLICAÇÕES DO SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE – SCIELO
Resumo
No contexto atual, o ensino superior tem como função suprema a formação de indivíduos emancipados e capacitados a se auto inovarem e inovarem os meios diante dos obstáculos a serem enfrentados. A criatividade em suas práxis, surge como real concepção a ser trabalhada no ensino superior e com necessidades de compreensão e sistematização através de pesquisas cientificas. Nesta perspectiva, este estudo tem por objetivo, fazer um levantamento das publicações no site SciELO que vão do ano de 2003 ao ano de 2016, utilizando-se dos descritores “criatividade” e “ensino superior”, delimitados pelo resumo de cada publicação, sendo uma pesquisa descritiva quantiqualitativa, com auxílio da bibliometria, que é definida como a aplicação de métodos estatísticos e matemáticos na análise de obras literárias. Portanto, foi mapeado, quantificado e analisado as publicações encontradas nas seguintes categorias: a) quais os periódicos dos estudos publicados, b) quais as áreas de conhecimento dos estudos e c) qual a associação proposta entre criatividade e ensino superior nos estudos. Foram identificadas pelo sistema de busca do próprio SciELO, 13 publicações, tendo mais pesquisas publicadas no periódico brasileiro Psicologia Escolar e Educacional, com a área de conhecimento de maior predominância entre as publicações sendo a Educação. Na análise da associação entre criatividade e ensino superior, foram eliminadas cinco publicações por não associarem diretamente os descritores pesquisados e dentre as outras oito publicações restantes, as associações predominantes trazem como discussão principal a inter-relação entre docentes e o uso da criatividade. Palavras-chave: Bibliometria; Criatividade; Ensino Superior; SciELODownloads
Publicado
2019-01-31
Edição
Seção
GT 4 (2017) - Práticas pedagógicas criativas e inovadoras