PROJETO QUALIDADE DE VIDA

DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Livia Alessandra de Carvalho Teles UnB
  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Esse relato apresenta uma experiência realizada no Projeto Qualidade de Vida desenvolvido pelos professores de Educação Física de uma escola da rede municipal de ensino de Anápolis – GO. Ao considerar o adoecimento da sociedade contemporânea por diversos motivos relacionados aos Determinantes Sociais de Saúde, percebe-se a necessidade de propor ações efetivas que contribuam para a promoção da saúde das pessoas. No âmbito escolar, a ideia do referido Projeto propôs o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimularam o aluno a reconhecer seu contexto e propor a aquisição de atitudes inovadas individuais e comunitárias que transformassem sua realidade social e consequentemente ampliasse a qualidade de vida. Assim, religar saberes aproximando a Educação Física e a Promoção da Saúde por meio de práticas pedagógicas criativas poderá motivar o aluno a repensar seu modo de vida, levando ele a ser autor do seu próprio processo de desenvolvimento a partir da aquisição de novos níveis de consciência e mudanças de conduta. Portanto, esse diálogo entre a Educação Física e a Promoção da Saúde propiciará a formação de sujeitos saudáveis, reflexivos e transformadores do contexto social. Palavras-chave: Educação física; Promoção da saúde; Criatividade.

Biografia do Autor

  • Livia Alessandra de Carvalho Teles, UnB
    Mestranda em Educação Física pela UnB. Professora de educação física na secretaria municipal de ensino de Anápolis-GO. E-mail: liviale23@hotmail.com
  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias/UEG. Professor de educação física na secretaria municipal de ensino de Anápolis-GO e professor adjunto da faculdade metropolitana de Anápolis. E-mail: marcosviniciusguimaraesdepaula@outlook.com

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

GT 4 (2017) - Práticas pedagógicas criativas e inovadoras