PROJETO QUALIDADE DE VIDA

DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Livia Alessandra de Carvalho Teles UnB
  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

Esse relato apresenta uma experiência realizada no Projeto Qualidade de Vida desenvolvido pelos professores de Educação Física de uma escola da rede municipal de ensino de Anápolis – GO. Ao considerar o adoecimento da sociedade contemporânea por diversos motivos relacionados aos Determinantes Sociais de Saúde, percebe-se a necessidade de propor ações efetivas que contribuam para a promoção da saúde das pessoas. No âmbito escolar, a ideia do referido Projeto propôs o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimularam o aluno a reconhecer seu contexto e propor a aquisição de atitudes inovadas individuais e comunitárias que transformassem sua realidade social e consequentemente ampliasse a qualidade de vida. Assim, religar saberes aproximando a Educação Física e a Promoção da Saúde por meio de práticas pedagógicas criativas poderá motivar o aluno a repensar seu modo de vida, levando ele a ser autor do seu próprio processo de desenvolvimento a partir da aquisição de novos níveis de consciência e mudanças de conduta. Portanto, esse diálogo entre a Educação Física e a Promoção da Saúde propiciará a formação de sujeitos saudáveis, reflexivos e transformadores do contexto social. Palavras-chave: Educação física; Promoção da saúde; Criatividade.

Biografia do Autor

  • Livia Alessandra de Carvalho Teles, UnB
    Mestranda em Educação Física pela UnB. Professora de educação física na secretaria municipal de ensino de Anápolis-GO. E-mail: liviale23@hotmail.com
  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias/UEG. Professor de educação física na secretaria municipal de ensino de Anápolis-GO e professor adjunto da faculdade metropolitana de Anápolis. E-mail: marcosviniciusguimaraesdepaula@outlook.com

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

GT 4 (2017) - Práticas pedagógicas criativas e inovadoras