LETRAMENTO DIGITAL

UMA PERSPECTIVA DE ENSINO

Autores

  • Amanda Rodrigues Tavares Modzinski Universidade Estadual de Goiás
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente trabalho que tem por finalidade investigar o processo de Letramento Digital dos alunos matriculados no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, e compreender em que medida o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuem para a formação do futuro pedagogo e suas práticas profissionais futuras. Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa: “O letramento digital na formação inicial do professor numa perspectiva inclusiva: um estudo de caso do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás”, que teve início em 2017. Partindo do pressuposto de que o advento da tecnologia trouxe novidades para a vida social a partir da utilização de novas técnicas e equipamentos que facilitam a comunicação e a interação entre as pessoas, o professor necessita ser provocado para as novas tecnologias da informação e comunicação, de modo que, ao apropriar-se dessas tecnologias possa incorporá-las em suas práticas cotidianas. Frente à grande diversidade do ambiente escolar, vale ressaltar que o professor é um agente fundamental no processo de inclusão, pois tratando-se de que vivemos em um período denominado era digital, desenvolver habilidades para realizar diversos tipos de atividades que passaram a ser pensadas e realizadas por meio da informática, torna-se fundamental para que o indivíduo possa viver inclusivamente nessa sociedade. Para embasar teoricamnte nosso trabalho, selecionamos alguns autores para a primeira etapa da pesquisa que corresponde a revisão bibliografica: Coscarelli ( 2014), Freitas (2016), Toschi (2017), Ludke (1986). Os resultados dos estudos apontam até o momento que a educação de modo geral se vê desafiada a criar metodologias que aproveitem todo o potencial das tecnologias digitais. Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Inclusão. Formação de professores. Letramento Digital.

Biografia do Autor

  • Amanda Rodrigues Tavares Modzinski, Universidade Estadual de Goiás
    Licenciada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Anápolis de CSEH/UEG. Discente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Campus Anápolis de CSEH/UEG. E-mail: ivane.cunha@yahoo.com

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

GT 5 (2017) - Letramentos, alfabetização e tecnologias (LAT)