PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA EM FASE MULTIVOCABULAR INICIAL

Autores

  • Liliane Pereira de França Universidade Estadual de Goiás
  • Sirlene Antonia Rodrigues Costa Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Esse artigo teve por objetivo analisar como se dá a aquisição delinguagem em crianças na fase multivocabular inicial, nomenclatura de Radford apud Cezario e Martelotta (2008) para designar a faixa etária entre 18 a 24 meses. Para tanto, as principais teorias e hipóteses concernentes à aquisição de linguagem, publicadas por autores que se dedicam a discutir a questão, foram analisadas. Desse modo, foram trabalhadas as abordagens behaviorista, inatista e construtivista (em suas vertentes cognitiva e interacionista) e a hipóteses de uso e de imitação. Além das discussões teóricas, foram apresentados alguns procedimentos metodológicos da pesquisa de campo desenvolvida em uma turma de “Berçário B”, de uma creche municipal de Anápolis, a fim de relacionar as atividades práticas com algumas teorias divulgadas sobre os processos de aquisição da linguagem. Diante disso, percebeu-se que não há somente uma teoria ou hipótese que consiga responder a todas as questões relacionadas ao processo de aquisição de linguagem. Em alguns momentos, elas se complementam, em outros, existem lacunas que ainda carecem de respostas. Palavras-chave: Aquisição. Linguagem. Crianças. Fase Multivocabular Inicial.

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Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

GT 5 (2017) - Letramentos, alfabetização e tecnologias (LAT)