OS DESAFIOS DOS MULTILETRAMENTOS NOS ANOS INICIAIS
Resumo
O presente artigo se propõe a analisar os processos de alfabetização observados em uma turma de 26 alunos do 1° ano do Ensino Fundamental na escola Municipal ElziraBalduíno de Anápolis - GO, proporcionadas pelo programa PIBID (Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência), financiado pelo Governo Federal que tem como objetivo aprimorar nossas experiências enquanto docentes em nível de formação inicial, aplicando um projeto de multiletramentos e numeramento nas escolas que, por meio do diretor (a) e do coordenador (a), aceitam ser participantes do programa, reconhecendo-o como um benefício para sua escola. No entanto, para o desenvolvimento deste trabalho fez-se o recorte apenas para as dimensões dos multiletramentos, e os desafios que a viabilização dos mesmos implica. Neste sentido, o estudo ressalta as várias formas de letramento, buscando também na prática planejar aulas dinâmicas e não convencionais se apropriando para isso, dos recursos disponibilizados pela escola tais como: data show, televisão, DVD, computador e internet, bem como materiais confeccionados pelas bolsistas para execução das aulas. Para o planejamento das aulas era feito uma reunião semanal com os coordenadores responsáveis pelo programa, onde eram discutidas junto aos bolsistas o cronograma do projeto e a matriz curricular do município para melhor aproveitamento em sala de aula. Palavras-chave: Letramento. Alfabetização. Pibid.Downloads
Publicado
2019-01-31
Edição
Seção
GT 5 (2017) - Letramentos, alfabetização e tecnologias (LAT)