O LETRAMENTO DIGITAL NO CONTEXTO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS INHUMAS

FERRAMENTA NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Talita Serravall Lanzoni Universidade Estadual de Goiás
  • Marlene Barbosa Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o letramento digital como um recurso facilitador da aprendizagem quando usado de forma correta. Desse modo, buscou-se, ainda, uma compreensão sobre como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC`s) são utilizadas no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Inhumas-GO, no sentido de capacitar os futuros profissionais da Educação para o manuseio dos recursos tecnológicos utilizados nas instituições educacionais. Como a pesquisa encontra-se em seu estágio inicial, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico relacionada aos conceitos teóricos que permeiam as reflexões deste estudo. A pesquisa aponta que o letramento digital vai além do processo de alfabetização pois destina-se aquisição da linguagem escrita por um indivíduo ou um grupo com base nos aspectos sócio-históricos do sistema escrito adotado em uma sociedade. Portanto, os principais autores utilizados foram: Freitas (2009); Soares (2002); Souza (2007); Kenski (2004); Gatti e Barreto (2009).As reflexões apresentadas neste estudo nos mostram que o letramento digital, bem como os aspectos conceituais que permeiamdo uso das TIC’s na educação superior, devem contribuir para uma formação de professores capazes de utilizar as ferramentas digitais para além das instrumentalização. Palavras-chave: Letramento digital. Ensino superior. Pedagogia.

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Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

GT 5 (2017) - Letramentos, alfabetização e tecnologias (LAT)