LETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO CRÍTICO NA PEDAGOGIA
Resumo
Este trabalho tem como tema “Letramentos na formação de professores: um olhar para a construção do letramento acadêmico crítico na pedagogia”. Objetiva se neste trabalho estudar a formação do letramento crítico no âmbito acadêmico, que impulsiona o desenvolvimento social do discente em pedagogia. Os problemas que norteiam este trabalho são: O que é o letramento acadêmico? Como se desenvolve o processo de letramento dos professores em formação? Como o ensino de letramento acadêmico crítico pode influenciar a atividade do discente em pedagogia? Neste ensaio é realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica fundamentada em teóricos tais como: Fischer (2008), Kleiman (2005; 2008), Rojo (1995; 2004; 2009), Marinho (2010), Mendonça (2007), Santos (2007), Street (2014), entre outros. Falar de letramento dentro da academia é algo relevante, pois de fato o/a aluno/a ao ingressar nela já deveria ter as bases de letramento acadêmico em sua formação. Conforme Fischer (2008), os alunos entram na faculdade sem compreender os gêneros próprios da academia. O presente trabalho busca contribuir de maneira significativa para elevação do letramento acadêmico no curso de pedagogia. Palavras-chave: Letramento Acadêmico. Formação de professores. Curso Pedagogia.Downloads
Publicado
2019-01-31
Edição
Seção
GT 5 (2017) - Letramentos, alfabetização e tecnologias (LAT)