ESCRITA E REESCRITA DE TEXTO
PROCESSO FORMATIVO DE LEITOR E REVISOR TEXTUAL NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo é fruto de um estudo de caso, abordando o viés metodológico da pesquisa qualitativa, de produção textual, realizado em uma turma do sétimo ano de uma escola municipal localizada no distrito de Interlândia no município de Anápolis – GO. O objetivo desta pesquisa foi pensar a escrita/reescrita como processo formativo capaz de conduzir o aluno a refletir sobre os textos que produz, ou seja, torná-lo leitor e revisor de suas produções textuais. A base teórica utilizada foi Grilo (1995), Neves (1996), Fiad (2009), Camilotto (2014), entre outros. Este texto se divide em duas partes principais, a primeira trata da metodologia utilizada na pesquisa, na segunda é feita a análise contrastiva entre os estudos de escrita/reescrita e o trabalho de produção textual observado na escola pesquisada. Por fim, nas considerações finais, destaca-se que o trabalho da professora converge em muitos pontos com as indicações das pesquisas de produção e de reescrita de texto e se diverge em alguns como, por exemplo, na correção que focaliza aspectos da superfície textual em detrimento dos aspectos discursivos. Palavras-chave:Escrita/ reescrita. Estudo de caso qualitativo. Produção de Texto.Downloads
Publicado
2019-01-31
Edição
Seção
GT 5 (2017) - Letramentos, alfabetização e tecnologias (LAT)