FORMAÇAO DO PEDAGOGO E ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTAS EM VIGOTSKI

Autores

  • Magda I. Montagnini

Palavras-chave:

pedagogo, aprendizagem, Vigotski.

Resumo

A experiência que aqui se apresenta foi iniciada no primeiro semestre de 2011 durante o magistério da disciplina Psicologia da Educação – Aprendizagem ministrada pela autora do presente relato, no primeiro ano do Curso de Pedagogia, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, da Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás. O principal objetivo foi articular as ideias propostas por Vigotski (1998, 2000) sobre a construção de conhecimentos e o ensino de conteúdos escolares na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental, considerando principalmente o livro “A formação social da mente” (1998). O recurso metodológico constituiu-se de aulas expositivas dialogadas com projeção de power point, de forma a preparar as graduandas para elaborarem ou selecionarem atividades de aprendizagem para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental representativos do postulado por Vigotski (1998) sobre símbolos, instrumentos (objetos concretos), percepção, atenção, memória, brinquedo, escrita, entre outros e, evidentemente, o desenvolvimento prospectivo.

Downloads

Publicado

2012-01-16