MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: reflexões sobre a contribuição das tecnologias de informação e comunicação

Autores

  • Yara Oliveira e Silva
  • Mirza Seabra Toschi

Resumo

Esse trabalho é oriundo do projeto de pesquisa que se destina a analisar a mediação pedagógica nos cursos de formação de professores na modalidade da educação a distância - EAD. A última década apresentou um crescimento quantitativo quanto a oferta de cursos tanto na formação inicial quanto continuada. Pretendemos investigar a qualidade dos cursos oferecidos e principalmente compreender o papel da mediação pedagógica nos ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. Da formação inicial à formação continuada percebe-se uma crescente demanda que busca atender às especificidades de uma sociedade em constante mutação. A EAD aparece nesse cenário possibilitando a formação de professores num processo contínuo atendendo com isso as demandas sociais. Frente a essas demandas, o trabalho docente se intensifica ao ser mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC. A EAD é a modalidade de ensino que melhor se apropriou do uso das TIC. Todavia, pondera-se que não basta dispor de recursos tecnológicos avançados. É primordial analisar o uso dessas tecnologias nos AVA, pois, nada resolverá os melhores recursos se não tivermos bons mediadores e utilizadores das mesmas. A relevância desse estudo está na pretensão de demonstrar a importância da mediação pedagógica nos AVA contribuindo para uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem frente à dialogicidade e interação dos diversos sujeitos. Especialmente na formação de professores percebemos o quão é importante aprofundar, ter um olhar atento sobre a qualidade dos cursos oferecidos em nível de formação continuada ressaltando que a mediação pedagógica fará a diferença na construção de um conhecimento colaborativo. Com isso, pode-se refletir sobre a formação de professores nos ambientes online e também na formação de formadores para atuarem nesses ambientes. Frente a isso, algumas questões conduzem a realização dessa pesquisa. Afinal, como desenvolver a mediação pedagógica nos AVA fazendo o uso das tecnologias disponíveis? De que forma os professores concebem a mediação pedagógica nos cursos a distância? Que importância atribuem à mediação pedagógica no tocante aos objetivos de formação do curso? As ferramentas disponíveis no AVA possibilitam amplo processo comunicacional e interação entre os participantes? São utilizadas enquanto mediadoras no processo de ensino e aprendizagem?

Downloads

Publicado

2014-12-01