ALGUÉM CONTROLA A NOVA ESFERA DE CONVERSAÇÃO? Impressões iniciais sobre os usos do celular na escola
Resumo
Este artigo é um relato da fase exploratória do projeto de pesquisa de mestrado cujo objetivo é a investigação sobre os usos que diretores, professores e estudantes fazem de seus aparelhos celulares quando estão dentro das escolas estaduais e municipais, às quais se encontram vinculados. Há um avanço expressivo, de posse e de uso, das tecnologias móveis como celulares, notebooks e modens 3G nos lares brasileiros. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizou em 2005 e em 2008 um levantamento sobre o acesso à internet e posse de telefone móvel celular e constatou que neste período, enquanto a população de 10 anos ou mais de idade cresceu 5,4%, a posse de telefone móvel teve aumento de 54,9%. Em 2008, a região Centro-Oeste, foi a que apresentou maior percentual, com 64,3% de pessoas de 10 anos ou mais de idade com posse de celular. Em 2011, pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Cgi.br, indica que 82% da população brasileira com 10 anos ou mais é usuária de telefones celulares e 76% possuem o próprio aparelho (Cgi.br, 2012, p.158). A velocidade com que a telefonia móvel tem se popularizado vem afetando, entre outros aspectos, o modo como estamos nos relacionando, comunicando uns com os outros; o modo como estamos acessando, armazenando, editando e compartilhando informações em texto, vídeo, áudio e imagem. Cada vez mais a experiência comunicacional das pessoas e os usos que elas fazem de seus celulares, uma mídia que converge os avanços das tecnologias dos microcomputadores, das telecomunicações e do audiovisual, e, que está na palma das mãos, entra em tensão com a comunicação que é esperada que aconteça nos intermuros da escola. Embora tenha uma má reputação dentro destas instituições e seu uso seja proibido, ele está lá. Na bolsa, na mochila, na calça de estudantes, de professores, e da equipe gestora. E quais seriam as razões que estas pessoas apresentam para justificar os usos de seus aparelhos celular na escola? Em quais situações e contexto estes usos acontecem? Estes usos provocam reações nas relações de interação e comunicação entre os principais sujeitos da escola? Quais são os efeitos que se apresentam sobre isto no cotidiano da escola? São algumas das questões propostas para investigação.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral