A COMPREENSÃO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
Resumo
O Projeto intitulado ‘A Compreensão Matemática, por meio da Ludicidade, em uma
turma do 4° ano do Ensino Fundamental’, teve como finalidade desenvolver a compreensão
matemática de forma lúdica. Nesse sentido, o trabalho em questão, tendo como principais pressupostos
teóricos HERNÁNDEZ (1998), JARANDILHA (2010), VASCONCELLOS (2005), VEIGA (1998).
Justifica-se para atender às necessidades dos alunos, no que tange a desenvolver suas habilidades em
relação aos conhecimentos matemáticos. A motivação principal para a escolha do tema foi durante as
observações de aula, no estágio, onde percebemos a dificuldade encontrada pela maioria dos alunos na
apreensão do conteúdo matemático; especialmente no que se refere à interpretação e resolução de
situações-problema, envolvendo as quatro operações matemáticas, principalmente a multiplicação e a
divisão. Além disso, devido à dificuldade dos alunos em compreender esse conteúdo, a escola também
propôs a realização de um trabalho mais voltado para essa área. O projeto foi desenvolvido em seis
(06) etapas com conteúdo específicos, em consonância com a matriz curricular do município. Durante
a realização da atividade/aula, percebemos que os alunos, de um modo geral, se concentravam mais,
naquelas atividades mais prazerosas e que, consequentemente, lhes despertavam um maior interesse.
Para tanto, o nosso projeto buscou desenvolver um trabalho de compreensão e apreensão do conteúdo
por meio de atividades lúdicas, jogos e dinâmicas, interligando as disciplinas do dia, com o tema do
nosso trabalho. Ao final, pudemos constatar que a forma com que cada buscou ampliar seu
conhecimento, foi diferenciada; ou seja, uns conseguiram avançar bastante em relação ao que foi
proposto; outros nem tanto. Nesse sentido, acreditamos que o trabalho desenvolvido, mesmo tendo
sido dificultado por alguns imprevistos, contribuiu bastante com o aprendizado da turma e certamente
produziu bons frutos.