CORDEL ENCANTADO
Resumo
O projeto de mediação pedagógica foi realizado em uma turma do terceiro ano, em uma
escola pública da rede municipal de Anápolis-GO. Após o período de observação em sala de aula, foi
possível perceber que durante as aulas assistidas a professora não trabalhou a produção textual com os
alunos, pensando nisso escolhemos como tema do projeto de intervenção a ser desenvolvido em sala
de aula a produção textual do gênero discursivo cordel uma vez que o mesmo faz parte da matriz
curricular do terceiro ano e de acordo com os PCNs (1997), é responsabilidade da escola garantir o
acesso dos alunos aos diferentes tipo de texto, bem como a ensinar a produzí-los e interpretá-los.
Definimos então como questão norteadora do projeto: Como a literatura de cordel pode contribuir com
o processo de produção escrita das crianças na escola? O principal objetivo foi desenvolver o desejo
de ler e produzir obras literárias do gênero discursivo cordel; desenvolver o imaginário e resgatar as
raízes históricas desse gênero textual e foi por meio da pesquisa ação que demos continuidade ao
projeto, pois segundo Thiollent (1996), na pesquisa ação os pesquisadores desempenham um papel
ativo no equacionamento dos problemas encontrados, no acompanhamento e na avaliação das ações
desencadeadas em função de problemas. Ao final do projeto por meio das atividades dos alunos e da
culminância, foi possível perceber um avanço significativo na produção textual dos mesmos. Também
foi notório o gosto que os alunos adquiriram pelo gênero discursivo cordel e pela arte da xilogravura.