APRENDEDO A LER E ESCREVER POEMAS
Resumo
Percebe-se o quanto a poesia é desvalorizada na escola, pois muitos alunos e até mesmo
alguns professores não gostam de ler poemas por terem uma visão equivocada sobre eles. Na maioria
das vezes o poema acaba sendo trabalhado, como pretexto para análise gramatical ou questionamentos
sobre seu aspecto formal. A proposta deste projeto é Resgatar no ambiente escolar a experiência com
poemas, bem como desenvolver o hábito de leitura deste gênero textual, discorrer sobre a importância
da poesia trabalhada em sala de aula, e o quão significativo pode ser o trabalho com este gênero para o
desenvolvimento intelectual dos alunos. A poesia proporciona aos alunos o entendimento e
interpretação de forma muito prazerosa, bem como viabiliza mecanismos para o desenvolvimento das
atividades de leitura, linguística e artística. Oferecendo oportunidade ao educando de reescrever e
reinventar, o mesmo coloca sua criatividade simultaneamente interage com o texto, desenvolve o lado
emocional, a oralidade e a expressividade, despertando também a curiosidade em conhecer cada vez
mais poemas. Na leitura de poemas eles memorizam percebendo rimas e outras riquezas textuais que a
poesia apresenta.