BRINCANDO E APRENDENDO POR MEIO DE MOVIMENTOS

Autores

  • Gabrielle Ribeiro de Souza
  • Thais Alves Pereira
  • Ivana Alves Monnerat de Azevedo

Resumo

Este projeto de mediação pedagógica que está sendo realizado na Turma Maternal I A, de
um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), de Anápolis - GO trata de uma proposta para a
disciplina Estágio em Docência na Educação Infantil como continuação da Pesquisa Ação iniciada no
primeiro semestre de 2016, a partir da seguinte questão: Como as brincadeiras realizadas na Turma
Maternal I A podem influenciar nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças? O
principal motivo para escolha do tema foi pelo fato de percebermos que nos momentos destinados às
atividades livres as crianças somente recebiam brinquedos para passarem o tempo, sem
intencionalidade, como também a ausência de brincadeiras mediadas pela professora regente e, em
decorrência disso o desinteresse das crianças por essas atividades. Nesse sentido, o intuito é
desenvolver as habilidades cognitivas e psicomotoras, por meio de brincadeiras e de jogos, na referida
turma. Para o planejamento do projeto foram utilizadas as propostas teóricas dos autores: CARNEIRO
& DODGE (2008); KISHIMOTO (2007); OLIVEIRA (1997); SILVA & SANTOS (2016) e as
orientações pedagógicas e curriculares contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil-DCNEI (2010) e na Base Nacional Curricular Comum -BNCC (2016), as quais destacam a
importância do brincar, do desenvolvimento psicomotor. As brincadeiras e os jogos têm um papel de
extrema importância para a criança, pois influencia diretamente o seu desenvolvimento psicomotor
utilizando brincadeiras e jogos estimulando, também, os processos cognitivos e sócio afetivos da
criança.

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Publicado

2017-08-08