CONSTRUÇÃO DE PAINEL INTERATIVO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Autores

  • Amanda Vieira Leão
  • Wânia Chagas Faria Cunha

Resumo

Esse artigo é resultado do projeto de estágio desenvolvido na disciplina Didática e Prática
de Ensino em Geografia I, o qual tem como tema geral “Metodologias de Ensino e Aprendizagem em
Geografia”, e como específico “Metodologia de construção de painel interativo no processo de ensinoaprendizagem
em Geografia”. Assim, nosso objetivo neste texto é apresentar os resultados da
pesquisa, cujo objetivo foi propor e desenvolver metodologias de ensino que pudessem promover
aprendizagem com significado para o aluno, isto é, que o instigasse a participar e interagir em sala de
aula. A partir de observações em sala, definimos a metodologia de construção de painel interativo e
fizemos a opção por trabalhar com os conteúdos “Problemas Ambientais” e “Sustentabilidade”. A
pesquisa foi aplicada ao Ensino Fundamental séries finais, especificamente ao 8º ano, no Colégio
Polivalente Frei João Batista. Após a execução do projeto, constatamos que o uso da metodologia
proposta neste trabalho promoveu um ensino-aprendizagem com significado para os alunos,
despertando maior interesse para o estudo do tema em questão.

Downloads

Publicado

2017-08-08