INVESTIGANDO A ORTOGRAFIA: REGULARIDADES E IRREGULARIDADES

Autores

  • Hellen Mariany Abrão de Freitas
  • Nilma Fernandes do Amaral Santos

Resumo

Durante observações feitas no período de docência compartilhada do estagio
supervisionado no ensino fundamental de uma escola municipal situada na cidade de Anápolis-GO,
surgiu a necessidade de trabalhar a ortografia com os alunos da turma de 5° ano. Partiu- se do seguinte
questionamento: “Quais as regularidades e irregularidades que orientam a escrita ortográfica?” E
esateleceu-se como finalidade propor atividades que possibilitassem compreensão e reflexão dos
alunos em relação as normas ortográficas, visando a aprendizagem significativa dos alunos,
auxiliando-os os alunos a refletirem sobre a ortografia de nossa língua e esclarecendo dúvidas. Para
fundamentar o projeto foi usado como teoria de base: Fleck (2007), Galland (2010), Hernández(1998),
Morais (2010), Morais; Mello e Silva (2011), e Thiollent (2011). Para cada etapa foram propostas
estratégias de atividades e brincadeiras voltadas para o ensino de ortografia. Ao final do projeto
obtivemos um resultado bastante satisfatório, para a estagiária, ocorreu grande aprendizagem na
formação, para os alunos uma melhora na escrita convencional das palavras e na percepção que os
alunos tinham diante dos erros.

Downloads

Publicado

2017-08-08