LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA
Resumo
As observações realizadas em uma escola municipal, durante o Estágio supervisionado nos anos
iniciais do Ensino Fundamental, indicaram a necessidade de atenção à leitura, por isso elaboramos um
projeto de ensino intitulado: Lendo e Escrevendo na Escola. A nossa pretensão foi de contribuir na
leitura, escrita, interpretação e conhecimentos de gêneros textuais na tipologia jornal. Justificou-se
pelo fato de percebermos durante as observaçoes em nosso estágio, que os alunos do terceiro ano
apresentam grande dificuldade na leitura e interpretação de textos. O autor Paulo Freire (1982),diz que
a leitura começa na compreensão do contexto em que se vive, ou seja, a leitura do mundo precede a
leitura da palavra. Sabendo que estimular alguém a ler e escrever exige esforço, requer parcerias e
compromisso sério por parte de todos os envolvidos no processo educacional, também nos apoiamos
em autores como, Cagliari, Petit, Possenti, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e Caldas.
Utilizamos como Na metodologia a pesquisa-ação, que foi a mais adequada aos objetivos de agir e
refletir sobre a prática constituindo-se enquanto professor reflexivo. Para a metodologia de ensino
adotamos uma rotina em que iniciávamos com atividades motivadoras, escritas e interpretativas,
realizamos rodas de conversa, para que os alunos socializassem os seus conhecimentos sobre o tema e
também fizeram parte deste processo às sínteses individuais e em grupos. Acreditamos que a
implementação deste projeto veio favorecer significamente o processo ensino-aprendizagem, visto que
propõe como metodologia o estímulo da leitura e escrita no interior do espaço escolar e
consequentemente melhorara o desempenho em outras disciplinas, pois a leitura está inserida em todo
o processo de ensino e no dia a dia dos educandos.