SOCIALIZAR BRINCANDO

Autores

  • Clotilde Aparecida dos Santos
  • Iara de Souza Alarcão
  • Adriana Rocha Vilela Arantes

Resumo

Este presente projeto surgiu a partir da observação empírica na realização do estágio
supervisionado na disciplina de Atividades de Orientação em Docência na Educação Infantil (I e II),
ministradas pela professora orientadora Adriana Rocha Vilela Arantes. No decorrer das observações
realizadas no CMEI foi possível ver como as crianças apresentavam comportamentos agressivos,
como batendo e brigando, dificuldades em interação com as demais e dificuldades com brincadeiras
com regras. A partir disso decidimos desenvolver um projeto que abrangesse a socialização como tema
norteador para o ensino-aprendizagem nessa turma. O projeto tem como objetivo proporcionar as
crianças situações oportunas para a socialização para que haja a construção e internalização de valores
como igualdade, solidariedade, cooperação e respeito ao próximo, visando relações sociais prazerosas,
e ampliação na interação entre elas, como também respeitar ao próximo e compreender regras e
limites. A base teórica será fundamentada a partir de autores como, Machado (2010) Fernandes (2012)
o e Duarte (2015); e documentos como o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998),
que contribuíram com a fundamentação escrita e formulação do projeto. A metodologia será pesquisa
ação, pois, é possível intervir na prática de modo inovador no decorrer do próprio processo de
pesquisa e não na etapa final do projeto. A socialização por meio de brincadeiras pode proporcionar às
crianças diversas formas de interação podendo servir como nos auxilio de vários eixos e atividades
pedagógicas. O projeto busca mostrar como é importante a interação das crianças para seu
desenvolvimento.

Publicado

2017-08-08