VIVÊNCIAS DE UMA ESTÁGIARIA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE DOCENTE
Resumo
O Estágio supervisionado vai além do cumprimento de exigências de um curso. Ele é uma
oportunidade de crescimento profissional. Além disso, ele constitui uma relação entre escola,
universidade e comunidade. A proposta deste trabalho é relatar, de acordo, com as vivências do
estágio, as contribuições desse estágio para a formação do professor. Todo processo que abrange o
Estágio Supervisionado (tanto a parte feita na universidade quanto na escola campo) é responsável
pela formação do docente. Até mesmo os métodos utilizados pelos professores servem de inspiração.
Mas, não é de todo suficiente. O estagiário se depara com várias questões problema para as quais não
recebeu orientação devida ainda. Se alguns reconhecem o papel essencial do estágio supervisionado
para a formação dos professores, por qual motivo então, algumas partes importantes não são
amparadas? Como por exemplo, como proceder diante de brigas dentro de sala, bullyng, ameaças,
falta de respeito e indisciplina? É necessário ressaltar que esse texto restringe-se ao processo de
formação oferecido pelo Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Goiás, Campus
Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas.