O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Resumo
Durante o estágio no período de observação das aulas ministradas pela professora regente,
no terceiro ano do ensino fundamental, de uma Escola do município de Anápolis-GO percebeu-se a
dificuldade que as crianças obtinham em ler e interpretar textos e a falta de sociabilização com os
colegas nas atividades em sala de aula. O projeto teve como objetivo principal desenvolver a
cooperação e despertar e instigar os alunos a realizar leitura dos diversos gêneros textuais como:
Lenda, carta, bilhete, artigos, contos, histórias em quadrinhos entre outros, fazendo assim que s
mesmos consigam perceber que a leitura faz parte do nosso mundo, pois todos são advindos de uma
sociedade letrada e tecnológica. As obras de autores como FREIRE (1899), PAULINO (2001), SOLÉ
(1998) contribuíram para a formulação do projeto, que teve como finalidade associar a leitura ao
mundo da criança, de brinquedos e brincadeiras, dos seus conhecimentos vivenciados cotidianamente,
histórias fantásticas e de faz do conta, enfatizando o aprender com a leitura sistematizada, em sala de
aula, sem que a mesma seja imposta, fazendo com que os alunos sintam prazer ao ler, e que saibam
interpretar o que estão lendo.No decorrer do projeto, ficou estabelecido o reconhecimento de novos
gêneros textuais, e uma maior sociabilização que se dá por meio de atividades coletivas, contos
infantis compartilhados em sala de aula, de forma com que a professora regente da escola consiga dar
continuidade neste projeto por meio do material deixado na escola, material que foi confeccionado e
arrecadado por nós estagiárias que permaneça na instituição.