TRABALHANDO AS ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO PARA A MULTIPLICAÇÃO
Resumo
Este projeto de intervenção parte da observação de uma turma de 3° ano de uma instituição
pública municipal na cidade de Anápolis/ GO como componente da disciplina “Atividades de
Orientação em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I” ministrada no 4º ano do Curso
de Pedagogia, e trata-se de uma ação desenvolvida durante o Estágio Curricular Supervisionado. A
partir das observações e anotações realizadas, foi possível perceber as dificuldades dos alunos com a
multiplicação e que utilizavam para tal resolução apenas a memória imediata da tabuada. Sendo assim,
pensamos em procedimentos didáticos para que esta apropriação acontecesse de maneira mais
significativa, tendo como finalidade contribuir com apropriação da multiplicação para além da
memorização.Ao pensarmos o trabalho sobre a multiplicação pensamos na abordagem de Vigotsky,
relacionada à memória, sendo esta uma função elementar que é imediata e involuntária e a superior
que e voluntária e intencional, ou seja, a primeira é constituída biologicamente, já a segunda é
constituída por meio da interação com o meio e os participantes desse meio, promovendo assim o
desenvolvimento cognitivo do aluno. Para dar fundamento ao projeto, usamos os autores DINIZ e
SMOLE (2001 e 2012), TIOLLENT(2011) e TOSTA(2012). O projeto tem como estratégia a
pesquisa- ação cuja característica é a observação de uma realidade para detectar uma situação
problema em que se possa refletir sobre a mesma de forma a intervir, podendo então contribuir para
melhores resultados. Com os resultados obtidos no decorrer do projeto “Trabalhando as Estratégias de
calculo para a multiplicação” pode-se observar a grande importância do trabalho realizado. No
decorrer do tempo notava-se uma diferenciação quanto ao nível de conhecimento e interesse por parte
da turma. Os alunos desenvolveram bem as estratégias a ponto de alcançar uma resposta e comunica-la
atribuindo-lhe significado.