PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTERAÇÃO E AFETIVIDADE

Autores

  • Cleize Soraya Brilhante
  • Quérgia Yasmin do Espírito Santo Machado
  • Adriana Rocha Vilela Arantes

Resumo

Este projeto foi organizado com intuito de desenvolver a “Afetividade e Interação” em uma
turma de Maternal II B, no CMEI Clarice Lispector, na cidade de Anápolis. O principal motivo para
escolha do tema foi pelo fato de percebemos pouco vínculo afetivo entre todos eles, criança-criança,
criança-professor, criança-sociedade, como também a pouca realização de atividades interativas em
sala. Acreditamos que a afetividade e diferentes tipos de afetos, como a amizade, o carinho, o respeito,
a tolerância e também a interação social na vida da criança propicia de forma muito mais eficaz o
processo de ensino – aprendizagem, como também seu amadurecimento emocional, social e psíquico.
O projeto tem como objetivo reconhecer e construir valores que abranjam a importância e a
necessidade de se conviver em harmonia na sala de aula e na sociedade por meios afetivos . Piaget
(1980), Maturana (1959), Cury (2003), Almeida (2008), Alexandre (2016), os DCNEI’S (2010) e
RCNEI’S (1998) foram os principais embasamentos teóricos para se planejar este projeto, a fim de se
realizar um trabalho que promova de fato, todos os objetivos esperados, a fim de que as crianças
reconheçam e construam valores que abranjam a importância e a necessidade de se conviver em
harmonia na sala de aula e na sociedade. A afetividade segundo Wallon (1968) apud Leite (2012)
englobam emoções (de origem biológica) e também sentimentos (origem psicológica). Para ele a
emoção é o primeiro e mais forte vínculo que se estabelece entre o sujeito e as pessoas do ambiente.
Segundo Vygotsky (1993 apud Leite, 2012), o indivíduo nasce como ser biológico, mas que, através
de sua inserção na cultura, constituir-se-á como um ser sócio histórico. A metodologia usada será a
pesquisa-ação, a fim de se trabalhar a importância do afeto e da interação em sala de aula e sociedade.
Nossas expectativas é que essa importância e sensibilidade em relação ao tema seja de fato
internalizada pelo principal público alvo do projeto, as crianças do Maternal II B.

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Publicado

2017-08-08