O XADREZ COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO

Autores

  • Ana Laura Rodrigues Ávila
  • Rafaella Luiza Borges
  • Lázaro Moreira de Magalhães

Resumo

O interesse em realizar o projeto "O xadrez como ferramenta pedagógica" surgiu a
partir de observações empíricas durante a realização do estágio supervisionado, foi possível
notar a dificuldade de raciocínio lógico e de concentração das crianças, a partir desse fator
presente no cotidiano escolar, entende-se que tudo se dificultará, podendo comprometer o
desempenho social e educacional das crianças. Este projeto buscou desenvolver o xadrez
como uma estratégia metodológica para promover o pensamento lógico matemático,
relacionado com outras disciplinas específicas, buscando a formação humana e a superação
desse fato relatado. O projeto visou resultados construtivos para o âmbito educacional,
contribuindo para que professores se valham de metodologias mais criativas, para
promoverem cada vez mais um ensino eficaz, utilizando ferramentas adversas, inclusive o
xadrez. (VELOSO, 2009, p.19) diz que o xadrez é um instrumento pedagógico lúdico e
potencializa o ensino-aprendizagem dialógico, empático e impulsionador das competências e
habilidades de forma interativa, envolvente, autônoma, com participação qualitativa dos
sujeitos da comunidade escolar. Este projeto foi de natureza qualitativa, para isso utilizamos o
Estudo de caso, considerando a realidade e o contexto que o objeto de estudo está inserido,
ocorreu de forma bem definida, planejada e marcado por objetivos próprios, e fez uso de
alguns instrumentos de coleta dos dados, como observação; o registro reflexivo; pesquisa
ação; projeto de trabalho; análise de documentos e entrevistas como recurso complementar,
amparados pelos estudiosos Triviños (2013) e Ludke; André (2013) e outros. Ao fim do
projeto pretendeu-se que tenha ocorrido uma melhora em alguns aspectos mentais como:
raciocínio lógico, concentração e atenção. Para fundamentar o projeto utilizamos algumas
fontes como; REZENDE(2005) , VELOSO (2009) e textos de apoio como o PINHO(2007),
que contribuiram com a fundamentação da escrita e com a organização do projeto de pesquisa
como também contribuirá nas estratégias de ação e planejamento do projeto.

Downloads

Publicado

2017-08-08