OS SUPER-HERÓIS EM SALA DE AULA: A LIGA DO 4º ANO “A”
Resumo
O presente projeto foi proposto a uma sala de 4º ano do ensino fundamental de uma escola
da rede municipal da cidade de Anápolis - Goiás. Numa tentativa de fazer com que as crianças dessa
sala tivessem mais interesse pelos conteúdos escolares, pois durante o período de observação
percebemos que os estudantes não demonstraram motivação por aprender o que era proposto.
Hernandez (1998) ainda afirma que pensar projetos de trabalho é repensar a educação e a escola para
favorecer a compreensão dos alunos de si e do mundo, levando a formas mais elaboradas e relacionais
destas compreensões. Vários dos heróis em quadrinhos ganharam vida nas telas do cinema e tiveram
grandes bilheterias, rendendo milhares de dólares. De acordo com Knowles (2008, p.23) no mundo
todo vemos “super-heróis em camisetas, lancheiras, mochilas e roupas de cama. A indústrias dos
super-heróis é um negócio de grande porte, e, de diversos modos, maior do que nunca”. A metodologia
utilizada neste trabalho foi a pesquisa ação, pois a relação entre estágio supervisionado e a mesma se
da porque ambos exigem do pesquisador um papel ativo, uma ação planejada a partir do (s) problema
(s) levantado. Foram perceptíveis os ganhos no decorrer do projeto. Os estudantes conseguiram
trabalhar em grupos, respeitado mais as ideias, falas e opiniões dos outros colegas. Mas pensamos que
se tivesse ocorrido um maior envolvimento por parte da docente, os ganhos teriam sido maiores, tanto
para os alunos quanto para nós. O que se percebe na escola, como afirma Charlot (2013) é professores
desprovidos de trabalho coletivo, que acabam ensinando a alunos que estudam sozinhos e são
avaliados individualmente.