O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL-BRINCADEIRAS NO BERÇÁRIO
Resumo
O projeto tem o título de “O brincar na Educação Infantil: Brincando e aprendendo no berçário” que será realizado na sala do Berçário I “A”, no período matutino na instituição CMEI Clarice Lispector de Educação Infantil, surgiu a partir de observações, durante o estágio supervisionado em Educação Infantil I, percebendo a forma como as crianças brincavam, estimulando assim, o aprofundamento desse tema. A partir das vivencias realizadas surgiu a necessidade de desenvolver brincadeiras que possibilitassem por meio do brinquedo, da música que a criança criasse uma situação imaginária, operando com um significado refletido na realidade. Diante de tal ação a criança poderia expressar o que está dentro dela, seja felicidade ou até mesmo frustrações. Tem como principal objetivo estimular de forma significativa os bebês a fim de desenvolver a aprendizagem de forma lúdica e divertida por meio de brincadeiras. Acreditando que o “brincar” é fundamental para a criança, por ser uma das linguagens mais naturais, pretendo através das brincadeiras que as crianças expressam suas ideias, sentimentos e conflitos. As atividades com jogos e brincadeiras visam melhorar a socialização, fazendo com que as crianças vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. A metodologia que será abordada nesse projeto é a Pesquisa-ação que é uma pesquisa participativa que procura unir a pesquisa à ação ou prática, permite intervir de modo inovador, possibilitando ao pesquisador avaliar empiricamente. A base teórica será fundamentada pelos autores Almeida (2000); Brouget (1994); Kishimoto (1999);Vygotsky (1998); winnicott (1975) e ainda o RCNEI (1998). O projeto contextualiza as aprendizagens para que as crianças possam vivenciar a diversidade de situações em que, envolvidos com a cultura do brincar, possam interagir, reiterar, criar com toda sua capacidade lúdica os significados necessários para que a aprendizagem se construa de forma significativa, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.Downloads
Publicado
2017-08-08