A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Jéssica Thaynara da Silva Barbosa
  • Priscilla Pierre
  • Lazaro Moreira de Magalhães

Resumo

Este projeto surgiu a partir da observação empírica, durante a realização do estágio supervisionado. No
decorrer das observações realizadas no primeiro ano do Ensino Fundamental foi diagnosticado que as
crianças demonstravam interesse por músicas nas atividades durante as aulas. A partir do diagnóstico
desenvolvemos um projeto de ensino com música como recurso para o ensino-aprendizagem nessa
turma. Buscamos explorar as possibilidades que a música proporciona; desenvolver a sensibilidade e
possibilitar explorar sua letra com temas ligados ao currículo escolar. O projeto tem como objetivo
analisar e compreender as possibilidades e os desafios ao utilizarmos as atividades pedagógicas
relacionadas com as músicas. As reflexões foram fundamentadas nos autores: FERREIRA (2002);
FREIRE (1996); PALANGA (2001); THIOLLENT (2008), e também no RCNEI. Para o
desenvolvimento deste projeto utilizamos como metodologia a pesquisa ação que se assemelha a
pesquisa participativa, que tem como objetivo unir a pesquisa à ação ou prática, item fundamental na
carreira do professor. A música proporciona às crianças do Ensino Fundamental diversas formas de
interação e serve como recurso para o desenvolver de forma significativa as atividades pedagógicas. O
projeto proporcionou a compreensão sobre a importância da mediação pedagógica durante as
atividades, e concluímos que as atividades musicais envolvem as crianças em um ensino ativo capazes
de aprenderem de forma significativa.

Downloads

Publicado

2017-08-08