UM NOVO “PENSAR” A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Naiane Gleice Novaes da Costa
  • Marco Machado

Resumo

O estágio realizado por mim no Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, na cidade de
Anápolis-GO, deu-se no período entre 08/2016 até 11/2016, no período vespertino em salas do Ensino
Fundamental. Em ambas as turmas foram desenvolvidas atividades nas disciplinas de Língua
Portuguesa e Língua Inglesa. O estágio contemplava as fases de semi regência e regência. Esta
primeira cuidava especialmente de um auxílio ao professor, onde eu me esforçava para conhecer os
alunos e perceber suas inclinações e seus desafetos. E, quando na regência, tomando a postura do
sujeito com autoridade maior em sala de aula, tentei demonstrar que essa imagem de "ser superior" é
errônea. E que ao se colocar na frente, o professor, como mediador de um conhecimento que é
mutável/passível de constantes transformações, o que garante ao mesmo, o direito de não saber
responder determinado questionamento ou, não possuir total domínio do conhecimento como um todo.
A experiência do estágio como um todo faz-se importante quando permite, ao discente, finalmente se
posicionar como um profissional da área. Esse posicionamento concede ao mesmo a oportunidade de
escolha (quanto a permanecer ou não na área), além do aperfeiçoamento daquilo que foi visto
teoricamente. O desafio de pegar uma pessoa sem qualquer experiência prática e colocá-la em campo
nunca é simples. Cada indivíduo como ser singular necessita enfrentar diversos obstáculos tanto
pessoais como de teor administrativo.

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Publicado

2017-08-08