CHAPEUZINHO VERMELHO E OUTRAS VERSÕES
Resumo
O projeto de mediação pedagógica foi realizado na turma de 1º ano, em uma escola da rede
municipal de Anápolis-GO. Durante a observação das aulas na turma foi percebido pouca leitura por
deleite e surgiu a ideia de desenvolver o projeto chapeuzinho vermelho e outras versões. Em cada aula
trabalhamos com a retextualização da história chapeuzinho vermelho, utilizando como instrumento
principal a literatura infantil, como meio de prazer, que pudesse resgatar o uso pedagógico dos
riquíssimos livros literários. Com o objetivo de apreciação de momentos de leitura por parte das
crianças, foi investigado: O que ensinar e aprender por meio do conto “Chapeuzinho Vermelho” e suas
várias versões. Como metodologia foi utilizada a pesquisa ação que é social e realizada associando
uma ação ou resolução de problemas no meio ao qual os pesquisadores participantes estão envolvidos
(THIOLLENT, 1986). Para tanto as aulas foram expositivas dialogadas, tendo como suporte: contação
de história, vídeo, filme e música. Como referencial teórico foram utilizados: Costa, Silva e Vilaça,
S/D; Araújo 2006; Soares 2011; Oliveira, 2015; Vieira, 2015; Miguez, 2000; Silva 2011, e
Abramovich, 1997; numa tentativa de apresentar como a contação de história, literatura infantil e
retextualização pode ser importante na formação de um leitor, por serem capazes de trazer significado
para leitura, despertar a imaginação da criança, proporcionar novos cenários e explorar sua oralidade,
ampliando o vocabulário. A avaliação ocorreu por meio da observação da participação dos alunos, de
como se apropriaram do conhecimento, e ocorreu intervenções no que não compreenderam e também
foi entregue aos alunos uma avaliação escrita para verificar como apropriaram do conhecimento e
também se gostaram do projeto. Foi perceptível durante a realização das atividades propostas que os
alunos se encantaram pelas histórias, aprenderam a escrever palavras relacionadas a história.