APRENDENDO FRAÇÕES

Autores

  • Verônica Larraylla Fernandes Taveira
  • Nilma Fernandes do Amaral Santos

Resumo

Este projeto de intervenção faz parte da disciplina “Estágio Curricular Supervisionado”
ministrada no 4º ano do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás que foi realizado em
uma turma de 5º ano de uma escola municipal do município de Anápolis/GO. Deste modo, foi
desenvolvido o projeto “Aprendendo Frações”, que surgiu a partir de uma conversa com a professora
regente do 5º ano e da observação na matriz curricular. O projeto foi desenvolvido com referência à
pesquisa-ação que segundo Thiollet (2011) “é um tipo de pesquisa social com base empírica que é
concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema
coletivo” (p.20). Teve como fundamentação teórica Moysés (1994) que aborda que ao ensinar, o
professor precisar ter envolvimento, responsabilidade e competência, e que estas precisam ser
elaboradas para permitir a construção de conceitos científicos nos alunos; Belfort e Mandarino (2007)
que apresentam que a matemática está presente em várias situações do dia a dia portanto, é importante
desenvolver habilidades matemáticas que permitam o homem exercer a cidadania e Bittar e Freitas
(2005) que ressaltam que ao trabalhar com números fracionários, é importante desenvolver atividades
com materiais concretos para permitir uma melhor apropriação do conhecimento. Sendo assim, por
meio de análise realizada junto aos alunos foi possível notar que os objetivos norteadores no projeto
foram alcançados (elaborar o conceito de números fracionário; definir o que é numerador e
denominador; promover a leitura dos números fracionários; identificar e reconhecer onde os números
fracionários podem ser encontrados nas atividades do cotidiano) e que na realização deste, foi possível
construir nos alunos atitudes de coletividade e de respeito ao próximo.

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Publicado

2017-08-08