TODO OVO DE GALINHA TEM PINTINHO?
Resumo
O projeto a ser apresentado surgiu em uma turma, por meio de uma conversa entre os
próprios alunos, na qual uma das crianças comentou que não comia ovo, pois dele vem o pintinho.
Este indicou algumas reflexões referentes ao ovo de galinha, de como é formado, e como é o ensino de
ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. O tema a ser escolhido foi “O ovo: célula germinal
feminina”, partindo então para o questionamento: De todo ovo de galinha nasce pintinho? Segundo o
PCN (1997, p. 27) para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental é
necessário uma “construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa
do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações
com a Tecnologia e com a Sociedade”. O objetivo central foi compreender o que é o ovo, sua
constituição e como dele se forma um novo ser (pintinho). Por meio da pesquisa ação foi possível dar
prosseguimento a realização do projeto, que foi realizado em uma turma do 1º ano dos anos iniciais
com faixa etária entre 6 a 7 anos, com um total de 15 alunos na sala. Foi possível perceber como o
conhecimento foi significativo para os alunos ao que foi possível perceber em uma redução realizada
pelos alunos em que explica que “a galinha não tem o pintinho sem a participação do galo”.