A SOCIALIZAÇÃO A PARTIR DO BRINCAR

Autores

  • Karina Soares Magalhães
  • Marianny Pereira Alves
  • Ivana Alves Monnerat de Azevedo

Resumo

Este projeto tem a proposta de ampliar o processo de socialização das crianças da Turma
do Berçário B, de um Centro de Educação Infantil (CMEI), por meio de brincadeiras dirigidas,
partindo do pressuposto sobre a importância do lúdico nos processos de interação social e de
aprendizagem. Após as observações realizadas nessa sala de aula, instigamos sobre a forma que as
brincadeiras eram aplicadas, na maioria das vezes de forma livre e isso nos preocupou já que é a partir
do brincar que a criança se desenvolve. Foi a partir daí que buscamos as respostas de como as
brincadeiras contribuem para o processo de aprendizagem das crianças, como estão sendo realizadas e
quais são seus reais objetivos. O projeto teve como base teórica: DCNEI (2010), BNCC (2016),
ENGEL (2000) e WINNICOTT (1975), aprofundando os conhecimentos sobre a educação infantil e a
importância do brincar. A metodologia utilizada foi baseada nos princípios da Pesquisa Ação, em que o
pesquisador acopla a pesquisa com a ação ou a prática, de forma dialógica - conversas informais
acerca da temática-, integrando as atividades lúdicas – as brincadeiras. O projeto foi dividido em
sete etapas e, em cada etapa foi realizada uma brincadeira que promovesse uma maior interação entre
as crianças. Com esse projeto esperamos que as crianças ampliem o processo de socialização e de
interação, de forma tranquila e sem atritos, aprendendo a respeitar o próximo, cuidar e conviver com
os demais.

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Publicado

2017-08-08