A INTERFACE DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA NAS AÇÕES DO LABORATÓRIO PENSAR - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Carla Salomé Margarida de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG/CÂMPUS INHUMAS
  • Yasmim Mendes Souza
  • Jhuly Barros de Oliveira Nascimento

Palavras-chave:

Laboratório Pensar Pedagogia Interdisciplinar, Formação docente, Oficinas pedagógicas

Resumo

O Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas, atende aos acadêmicos do curso de Pedagogia e Letras e pessoas da comunidade local (crianças, jovens e adultos), com destaque para os professores da Educação Básica, por meio de atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão com planejamentos, cursos de formação inicial e continuada, oficinas/minicursos sobre construção e utilização de jogos didáticos de diferentes áreas do conhecimento. Seu principal objetivo é o de propiciar experiências diversificadas de caráter didático- pedagógico com interface na formação inicial e continuada de professores. Assim, este trabalho tem como proposta compartilhar experiências do Laboratório de Pedagogia, com base na seguinte inquietação: como realizar a interface de formação docente inicial e continuada potencializando a utilização do Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar? Para responder a essa questão, buscamos parcerias com profissionais de diferentes áreas do conhecimento e programamos um ciclo de oficinas pedagógicas/minicursos que são realizados mensalmente no laboratório pensar. Nesse sentido, além de se organizar para a promoção de atendimento destinado ao acadêmico que esteja em prática pedagógica e realizando o estágio curricular, o laboratório tem se consolidado como espaço próprio para o exercício da formação docente, concebendo e construindo materiais didáticos voltados para a potencialização da formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia e Letras, realizando trocas de experiências, promovendo a formação continuada de professores da educação básica. 

Biografia do Autor

  • Carla Salomé Margarida de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG/CÂMPUS INHUMAS
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (2000). Especialização em Docência Universitária pela Faculdade de Goiás - FAGO (2005). Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Direito - UFG/FD (2012) e Especialização em LIBRAS pela Faculdade Delta (2013). É professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas; professora efetiva na Rede de Ensino Estadual (SEDUCE) e também trabalha com formação de professores e equipes gestoras; desenvolve oficinas pedagógicas, palestras e implementação de projetos educacionais. Exerceu o cargo de Secretária Municipal da Educação, de janeiro/2009 à julho/ 2015 no Município de Santa Bárbara de Goiás, onde também prestou assessoria com relação aos sistemas e programas do MEC/FNDE, já atuou como professora na educação Infantil, ensino fundamental e médio, professora no programa de aceleração da aprendizagem, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, coordenadora municipal do programa de formação continuada PCN em ação, coordenadora pedagógica, coordenadora de PDE, vice-diretora, presidente de Conselho Escolar, professora de AEE, profissional de apoio à inclusão e dinamizadora de biblioteca. Atuou como docente (contrato temporário) na UEG, UnU de Sanclerlândia, Jussara, Palmeiras de Goiás e no Pólo de Aruanã onde ministrou disciplinas e várias atividades complementares no período de 2006 à 2009.
  • Yasmim Mendes Souza
    Acadêmica do 4º ano de Pedagogia da UEG/Câmpus Inhumas
  • Jhuly Barros de Oliveira Nascimento
    Acadêmica do 4º ano de Pedagogia da UEG/Câmpus Inhumas

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2009.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Módulo Fundeb- Formação pela escola. Brasília : MEC, FNDE, 2009.

FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 13 ed., São Paulo: Contexto. 2005.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2017.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS/CÂMPUS INHUMAS. PPC do curso de Pedagogia. UEG:Inhumas, 2016.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 9. ed. São Paulo: Global, 1994.

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO