A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR BACHAREL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Professor Bacharel, Educação Profissional, Abordagem Sociocultural.Resumo
A Educação Profissional Tecnológica (EPT) abrange docentes de áreas técnicas que são oriundos de graduações diversas do bacharelado e que não contemplam em seus currículos as discussões relativas aos processos educativos, didático-pedagógicos e de ensino-aprendizagem necessários para a atuação docente na sala de aula. Nesse sentido, discutiremos nesse trabalho as concepções de alguns professores bacharéis sobre suas práticas pedagógicas e analisaremos se nas práticas desses docentes são contemplados os elementos e os conceitos da abordagem sociocultural de Vygotsky. A pesquisa está fundamentada pelos estudos de Veiga (1992) para tratar sobre a prática pedagógica, e pelas contribuições de Vygotsky (2007) ao contemplar os conceitos centrais de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Mediação e Aprendizagem Colaborativa, entre outros. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos investigados são quatro professores de um Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás que atuam na Educação Profissional Básica - Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os resultados da pesquisa evidenciam que apesar da predominância de uma prática pedagógica repetitiva desenvolvida por esses professores, há, também, a presença dos elementos/conceitos da abordagem sociocultural de Vygotsky em algumas situações nas aulas desses professores bacharéis contemplando a interação social com atividades colaborativas, uso dos scaffoldings, propiciando assim, a execução da ZPD do aluno. Todavia, os elementos da teoria sociocultural externados por esses professores é algo aleatório desenvolvido por eles, sem objetivos pedagógicos preestabelecidos, baseados apenas nas suas próprias bagagens culturais.
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