TRANSDISCIPLINARIDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Meiriely Cristina da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo: Este trabalho se fundamenta no paradigma educacional emergente com intuito de entender sobre a transdisciplinaridade e seus reflexos na prática docente. Apresenta limites e possibilidades para o professor pensar na formação do docente universitário, para que possa desenvolver o pensamento crítico e argumentativo discutindo sobre a necessidade de mudança paradigmática, dos desafios e reinventar saberes pedagógicos por meio da percepção dos sujeitos que participam ativamente desse processo de ensino-aprendizagem em prol de uma formação mais humana. O objetivo é verificar a percepção docente sobre a prática transdisciplinar no ensino superior traz como questão norteadora da pesquisa a seguinte indagação: “quais são as perspectivas de ser professor no século XXI, sob a luz do paradigma educacional emergente? ”, que traz mudanças de atitudes, valores e crenças que influenciam na construção de atitudes transdisciplinares, que proporciona bases para uma aprendizagem integrada nas múltiplas dimensões do saber e de construir um fazer docente. Busca-se apresentar autores, de diferentes áreas teóricas e metodológicas que dão sustentabilidade a essa nova visão que precisam ser contempladas nas propostas pedagógicas e nos processos educativos, como afirmam Morais (2014), Morin (2011, 2015), Petraglia (2008), Suanno (2014), Suanno (2012, 2014, 2015 e 2016) e outros.  A partir da metodologia da pesquisa qualitativa transdisciplinar (SUANNO, 2015), pela revisão bibliográfica e coleta de dados (questionário), busca-se conhecer as práticas de professores de pós-graduandos da UEG do programa no Lato Sensu de Docência Universitária. Os resultados apontam que o programa de Docência Universitária contribuiu para formação de ser docente no ensino superior e traz reflexões da formação dos professores nessa nova perspectiva transdisciplinar.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Docente. Formação. Paradigma. Mudanças.

Biografia do Autor

  • Meiriely Cristina da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Enfople

Downloads

Publicado

2018-10-01