REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Laodiceia Ferreira da Silva Universidade Estadual de Goiás - Campus Inhumas
  • Isaac Silveira de Souza Universidade Estadual de Goiás - Campus Inhumas
  • Rogerio Silva de Almeida
  • Valdilene Elisa da Silva

Palavras-chave:

, Língua Inglesa. Ensino Médio. Estágio Supervisionado III. Autonomia. Reflexões

Resumo

Este artigo objetiva compartilhar nossas experiências no ambiente escolar e nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio durante o período de Estágio Supervisionado III. Nossa observação e semirregência foram desenvolvidas em uma escola da rede Estadual de ensino na cidade de Inhumas – Goiás, em turmas de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Aqui serão abordados aspectos importantes sobre a docência nesse período. Ressaltamos que, de certo modo, participamos das práticas pedagógicas do professor regente e da relação entre professor/aluno, aluno/ professor de maneira que pudemos refletir sobre a teoria apreendida durante todo o curso de Letras. Este trabalho é fundamentado nas teorias de Antunes (2009),Bauman (2007), Brossi e Silva (2016), Jorge (2009) e Pessoa e Hoelzle (2017). Nessa relação simultânea entre o aluno e o professor, intermediadores do conhecimento, nós refletimos sobre a importância do ensino de línguas levando em consideração a realidade de mundo dos alunos, bem comoo favorecimento de seus processos de autonomia, para que possam mostrar suas vozes.  Esperamos que nosso estudo seja usado como um norte para outros licenciandos, efetivando levantamentos de questões e reflexões sobre o processo de observação e semirregência no Estágio Supervisionado em Língua Inglesa.

Biografia do Autor

  • Laodiceia Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Goiás - Campus Inhumas
    Letras, Portugês e Inglês e suas respectivas literaturas
  • Isaac Silveira de Souza, Universidade Estadual de Goiás - Campus Inhumas
    Letras, Portugês e Inglês e suas respectivas literaturas

Referências

ANTUNES, Irandé. A língua e a identidade cultural de um povo. In: ANTUNES, Irandé. A língua, texto e ensino, outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos; tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2007.

BROSSI, Giuliana Castro; SILVA, Valéria Rosa da. Ações pedagógicas voltadas para os letramentos críticos: uma proposta para o estágio supervisionado de língua inglesa.REVELLI v. 8 n. 3 Outubro /2016. P. 203-230. INSS 1984 – 6576. Dossiê Práticas de letramento e ensino de línguas na educação básica.

FREITAS, Marco Túlio de Urzeda; PESSOA, Rosane Rocha. Discursos de identidades, ensino crítico de línguas e mudança social; análise de uma experiência localizada. Campinas, SP: Pontes Editores; 2014

PESSOA, Rosane Rocha; Hoelzle, Maria José. Ensino de Línguas como Palco de Política Linguística: Mobilização de Repertórios Sobre Gênero. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n. ( 56.3) : 781-800, set./dez. 2017.

JORGE, Miriam Lúcia dos Santos. Preconceito contra o ensino de língua estrangeira na escola pública. In: LIMA, Diórgenes Cândido de Ensino Aprendizagem de língua inglesa; conversas com especialistas- São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Estratégias de Ensino; 11). p.163.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 7 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO