Graziella Pereira Vieira
Universidade Estadual de Goiás
Resumo
A teoria de Henri Wallon dispõe de um material riquíssimo que ajuda a subsidiar as metodologias aplicadas pelo educador em sala de aula, uma vez que sua teoria da psicogênese da pessoa completa busca estudar as origens do desenvolvimento da criança e não apenas do seu cognitivo. Wallon mostra que o desenvolvimento da pessoa acontece envolvendo todo o sujeito, isto é, suas dimensões afetivas, cognitivas, sociais e motoras. Dessa forma a educação que respeita as interações existentes entre todas essas dimensões durante o processo de aprendizagem está muito mais fadada ao sucesso. Nesse contexto, a função da escola é oferecer um ambiente que contribua para que essa interação aconteça de forma tranquila e saudável, por isso não há como fugir da reciprocidade que acontece entre afetividade e cognição durante o processo de ensino e aprendizagem.
Biografia do Autor
Graziella Pereira Vieira, Universidade Estadual de Goiás
Mestranda em Educação na PUC Goiás. Especialista em Docência Universitária pela UEG. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Padrão. Professora efetiva da Rede Municipal de Goiânia. Diretora na Rede Particular de Ensino de Goiânia.