Teorias do Aprender a Aprender na Rede Municipal de Anápolis: avanços ou desavenças?
Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico. Ideologia. Pedagogia Histórico-Crítica.Resumo
Fundamentadas nas teorias do “Aprender a Aprender”, a rede Municipal de Educação de Anápolis apoia seu aporte teórico em Piaget e Vigostki, segundo análise do Projeto Político Pedagógico Secretaria Municipal de Educação de Anápolis. Pretende-se com esse trabalho analisar o papel social da escola, especificamente, os anos finais do ensino fundamental, na formação das crianças e jovens. A proposta pedagógica difundida nas escolas públicas municipais de Anápolis estaria corroborando com a ideologia neoliberal ou promovendo aprendizagens significativas? Buscamos na literatura, autores como Newton Duarte, Demerval Saviani e outros, que discutem o papel das teorias baseadas no “Aprender a Aprender” que segundo os autores, na prática, muitas vezes não passa de tentativas ingênuas de legitimação de políticas educacionais voltadas para a política neoliberal.Downloads
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