Teorias do Aprender a Aprender na Rede Municipal de Anápolis: avanços ou desavenças?

Autores

  • Fabio Borges Neto Universidade de Brasília (UNB)

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico. Ideologia. Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

Fundamentadas nas teorias do “Aprender a Aprender”, a rede Municipal de Educação de Anápolis apoia seu aporte teórico em Piaget e Vigostki, segundo análise do Projeto Político Pedagógico Secretaria Municipal de Educação de Anápolis. Pretende-se com esse trabalho analisar o papel social da escola, especificamente, os anos finais do ensino fundamental, na formação das crianças e jovens. A proposta pedagógica difundida nas escolas públicas municipais de Anápolis estaria corroborando com a ideologia neoliberal ou promovendo aprendizagens significativas? Buscamos na literatura, autores como Newton Duarte, Demerval Saviani e outros, que discutem o papel das teorias baseadas no “Aprender a Aprender” que segundo os autores, na prática, muitas vezes não passa de tentativas ingênuas de legitimação de políticas educacionais voltadas para a política neoliberal.

Biografia do Autor

  • Fabio Borges Neto, Universidade de Brasília (UNB)
    Professor especialista em Esporte Escolar à Distância – UNB, Brasília/Distrito Federal.

Downloads