A Crise de Paradigmas e os Modelos Paradigmáticos Educacionais: uma análise mediante a postura didática do docente

Autores

Resumo

O presente artigo reflete as análises teóricas sobre o tema paradigmas educacionais. O conceito de paradigma apresentado enquanto regras ou modelo a ser seguindo, que predominou por mais de quatrocentos anos foi o cartesiano-newtoniano. Esse paradigma passou a ser questionado por sua linearidade e mediante uma crise paradigmática, o modelo holístico passa a compor os debates. Nesse paradigmática o processo de ensinagem coloca o aluno como ator e autor de seu conhecimento, mediado pela postura docente.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga. Mestre em Educação. Professora efetiva em regime de dedicação exclusiva da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus São Luis de Montes Belos. Pesquisadora e Extensionista. Coordenadora do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.
  • Ana Paula Arantes da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus São Luís de Montes Belos. Bolsista PBIC. Componente do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. 
  • Ana Paula Costa Santos, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus São Luís de Montes Belos. Bolsista PBIC. Componente do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. 
  • Dayanne Vitória Lopes, Universidade Estadual de Goiás

    Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus São Luís de Montes Belos. Bolsista PVIC. Componente do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.

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Publicado

2015-10-07